sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Projeto Dança na Escola - Profª Rubia










O Projeto Dança na Escola será desenvolvido na Escola Estadual Odete Ignêz Resstel Villas Boas, durante todo o ano letivo de 2010 com alunos na faixa etária de 13 a 17 anos matriculados regularmente.
Os ensaios serão a cada 15 dias nas dependências da escola no contraturno, pois desde os primórdios, os homens dançavam para agradar a os Deuses, por isso a dança é uma cultura milenar.
Assim, dançar é transmitir um certo estado de espírito, uma maneira de se ver e de ver o mundo, de sentir plenamente o seu corpo e utilizá-lo para conhecer os outros sentimentos e sensações.
Sob o aspecto educacional, deve alicerçar-se no pressuposto básico de que a interação, aluno – professor é um suporte estrutural para a concretização do Fenômeno Educativo.

“ A DANÇA É UMA MEDITAÇÃO, UM MEIO DE CONHECER A INTROVERSÃO E A EXTROVERSÃO”.
(Maurice Bejart)

Este Projeto justifica-se simplesmente pelo fato de que a dança trás muitos benefícios para os que a praticam,pois através da dança o indivíduo busca a naturalidade interior e a espontaneidade original. Sob esse aspecto cria um clima que facilita cada um regular seu envolvimento, podendo experimentar novas formas de comunicação.
Além do mais a dança ajuda também na concentração dos alunos em sala de aula, pois é necessário uma disciplina muito grande para poder executar os passos e coreografias.

Os ensaios serão quinzenais nas segunda-feira das 17:30h às 18:30h. A aula começará com alongamento e aquecimento, a seguir será iniciado os passos coreográficos do ritmo da dança.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Projeto Rádio Escola











No decorrer do 3º bimestre/2010, a coordenação pedagógica juntamente com os professores da STE elaborou e desenvolveu com os alunos do Ensino Médio o Projeto “Rádio Escola”.

" O termo rádio escola diz respeito a possibilidade de utilização dos recursos da mídia rádio, no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares. Nesse contexto alunos e professores passam da condição de consumidores, para a categoria de produtores de mídia, através da ação de criar programas de rádio. Isso permite que estudantes e professores exercitem um olhar crítico em relação aos conteúdos veiculados pelas diversas mídias.

A idéia contida aqui não é a de formar pequenos radialistas, mas fazer com que esses estudantes possam se apropriar dos instrumentais dessa mídia, para fazer uso da rádio não só para criar momentos de entretenimento e lazer na hora do recreio, tocando músicas ou dizendo recadinhos aos colegas. A rádio na escola deve ir além disso, construindo propostas de cidadania engajando os alunos em projetos de colaboração para a melhoria das relações entre as pessoas, que discutam questões ligadas a construção do projeto de vida, sexualidade, saúde, meio ambiente, ao combate à todas as formas de discriminação e preconceito, entre outras.” (Wikipédia)