PLANO GESTOR 2019


      

PLANO GESTOR 


Escola Estadual Odete Ignêz Resstel Villas Bôas
Diretor: Cloves de Sousa
Diretor-Adjunto: Paulo Pereira da Silva
Município: Nioaque/MS
Período de Execução: Ano 2019






1)    IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Escola Estadual Odete Ignez Resstel Villas Boas, localizada na Rua Quintino Bocaiuva nº 1.114, centro da cidade de Nioaque MS, código do INEP 50014889, atende atualmente 1208 (um mil duzentos e oito) estudantes da educação Básica, sendo: ensino fundamental I, ensino Fundamental II e ensino médio regular, e ainda as modalidades Educação básica do campo na extensão assentamento Palmeira, EJA – Educação de Jovens e Adultos Conectando Saberes, projeto AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem, educação especial com atendimentos especializados como sala inclusiva, professor de apoio em sala comum e sala de recursos multifuncional, funciona durante os três turnos de atendimento: matutino, vespertino e noturno, oferece os projetos de complementação pedagógica: Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo de Mato Grosso do Sul, nas modalidades de Judô, Vôlei e Handebol, Programa Arte e Cultura na Escola. A equipe de servidores é composta por um quadro docente de 70 (setenta) professores (as), 22 (vinte e dois) funcionários administrativos, 01 (uma) Gestora de Atividades Educacionais, 01(uma) secretária escolar, 06 (seis) coordenadoras pedagógicas, 01 (um) diretor-adjunto, 01 (um) diretor e duas servidores administrativas readaptados.
                                                                                                                                                                               






2)    APRESENTAÇÃO
A unidade escolar está localizada na zona urbana do munícipio de Nioaque/MS, no centro da cidade, sendo que o prédio em funcionamento foi entregue à comunidade em 09 de Agosto de 1992; a escola é devidamente murada, com grades na parte da entrada, uma rampa de acesso, calçadas, gramado e bicicletários. Há inicialmente um hal de entrada, com grades e um portão com fechamento eletrônico que controla a entrada e saída de pessoas, neste, um bloco onde funciona a Secretaria, Direção, Sala de Reuniões, Sala de Atendimento Psicopedagógico Individualizado; dois banheiros, um masculino e um feminino para uso dos funcionários; uma pequena dependência para atendimento de alunos e/ou responsáveis; Sala de Reuniões; Sala Café; o corredor e Sala para os Professores e a sala da Coordenação Pedagógica. A escola possui 04 (quatro) blocos com salas de aula, totalizando 16 salas amplas e arejadas, com capacidade para 32 (trinta e dois) alunos, sendo uma delas utilizada como Sala de Tecnologia Educacional e outra como Sala de Recurso Multifuncional no período matutino e vespertino. Possui também 01 (um) bloco com cinco salas destinadas para funcionamento de laboratórios de base científica: informática, matemática, química, biologia e física, sendo que apenas do de matemática está equipado. Tem um pátio coberto, amplo e calçado com mesas e bancos acoplados que é utilizado como refeitório. Ao lado, uma cozinha com dispensa; um depósito para guardar materiais diversos; uma Área de Serviço pequena com um tanque; há nas imediações 02 bebedouros. Há na lateral direita do pátio 02 (dois) banheiros, um masculino e outro feminino, cada qual tem 05 sanitários, sendo, possui ainda dois sanitários acessíveis para o atendimento dos estudantes ANEE (Alunos com Necessidades Educativas Especiais). Temos também uma pequena sala para acomodar o material tecnológico e Arte e outra sala que acondicionam jogos pedagógicos, materiais didáticos e esportivos. A quadra de esportes é coberta e cercada com muretas nas laterais. Há ainda em suas imediações uma parte gramada e a outra é calçada. Existe um palco construído de alvenaria usado para as atividades culturais da Unidade Escolar. IDEB da escola em 2017 para os anos iniciais do ensino fundamental foi 6,2, acima da meta, portanto, já a média do ensino fundamental II não foi disponibilizado para este ano. A escola desenvolve diversos projetos pedagógicos e de grande interesse da comunidade, podemos aqui destacar o projeto Empreendedorismo Jovem na Escola, Coquetel Literário, Festa Junina, Auto de Natal, Dia das Crianças na escola, dentre outros.



3)    PROBLEMAS PRIORITÁRIOS
Problemas identificados (de acordo com o diagnóstico)
Categorização de problemas
1
Falta de cuidados/zelo pela comunidade interna escolar na utilização dos espaços de aprendizagem e materiais de apoio pedagógico.
Gestão pedagógica
Gestão Administrativa
Gestão Financeira
Gestão de Interação e Ambiente Escolar
2
Alta taxa de evasão e de abandono escolar entre os estudantes do período noturno.
Gestão pedagógica
3
Ineficácia no sistema de segurança das instalações e equipamentos da escola, bem como na proteção da comunidade interna.
Gestão Administrativa
Gestão Financeira
4
A não adequação das salas destinadas aos laboratórios de base científica: química, física e biologia, para utilização como espaços de aprendizagens.
Gestão pedagógica
Gestão Administrativa
5
Insuficiência de computadores funcionando e com conexão na internet, para uso exclusivo dos professores, estudantes e equipe gestora.
Gestão pedagógica
Gestão Administrativa
Gestão Financeira
6
A escola ainda apresenta insuficiência de condições para o pleno atendimento educacional especializado e acessibilidade.
Gestão pedagógica
Gestão Administrativa
7
Baixo percentual de estudantes com aprendizado adequado, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, conforme dados das avaliações externas.
Gestão pedagógica
8
Poucas informações específicas, sobre as condições sociais e da estrutura familiar dos estudantes.
Gestão de Interação e Ambiente Escolar
9
Baixo engajamento dos docentes em desenvolver suas habilidades profissionais, por meio de experiências/estratégias pedagógicas inovadores, por ano, disciplina ou área do conhecimento.                
Gestão pedagógica
Gestão Administrativa
10
A equipe escolar ainda apresenta fragilidade quanto à apropriação dos dados escolares (indicadores de qualidade de ensino), planejamento das ações curriculares, bem como a preparação e mobilização dos estudantes para a participação eficaz nas avaliações externas e olimpíadas do conhecimento.
Gestão pedagógica
Gestão Administrativa











OBJETIVOS, METAS E PLANO DE AÇÃO

1.      OBJETIVO: Discutir e reavaliar as práticas pedagógicas, administrativas e de gestão escolar já implementadas durante os anos anteriores, desta gestão, analisar as ações e estratégias já desenvolvidas pela equipe escolar, com vistas a aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem, objetivando alcançar ou superar as metas previstas para o IDEB do período e por este Plano Gestor.

METAS

AÇÕES
PERÍODO DE EXECUÇÃO DA META (mês/ano)
1.1- Aperfeiçoar a organização do trabalho da equipe escolar, de cada setor.
1.1.1 – Orientação pela direção escolar com reuniões por setor de trabalho.

Fevereiro/19
1.1.2 – Elaboração de rotinas de trabalho e proposição de estratégias de utilização dos espaços e materiais de apoio por cada setor dos servidores da escola, a ser apresentada à direção escolar.

Fevereiro e março/19
1.1.3 – Avaliação /acompanhamento pela direção e setores responsáveis

bimestralmente
1.2 – Reduzir em 50 % a taxa de evasão e abandono escolar entre os estudantes do ensino noturno.
1.2.1 – A direção escolar e o setor de coordenação pedagógica analisarão os dados do fluxo escolar/2018, com foco no período noturno;

Fevereiro/19
1.2.2 – A equipe pedagógica em discussão com os docentes do ensino noturno elaborará ações de combate à evasão e abandono escolar.

Março/19
1.2.3 – A coordenação pedagógica desenvolverá rotina de acompanhamento das ações e motivação dos docentes.

Março a novembro/19
1.3 – Implementar medidas de aperfeiçoamento no sistema de segurança das instalações e equipamentos da escola, bem como na proteção da comunidade interna escolar.
1.3.1 – Direção escolar promoverá discussão com a comunidade escolar aspectos relacionados à segurança da estrutura física da escola, dos profissionais e dos estudantes;

Fevereiro/19
1.3.2 – Os responsáveis pelos setores irão elaborar e Implementar ações de controle de entrada e saída de estudantes, acesso e permanências de público em geral;

Março/19
1.3.3 – A direção escolar juntamente com os responsáveis dos setores promoverá a conscientização e motivarão a  permanente vigilância por toda a comunidade interna da escolar, em relação a conservação das instalações do prédio escolar e equipamentos;

Fevereiro a dezembro/19
1.3.4 – A coordenação pedagógica juntamente com o corpo docente deverá discutir e implementar medidas de combate às diferentes formas de violência no ambiente escolar, na relação,  aluno/aluno e professor/aluno.

Abril/19
1.4 – concentrar esforços junto à equipe escolar e ao governo no sentido de adequar os laboratórios de base científica: química, física e biologia, para utilização como espaços de aprendizagens.
1.4.1 – A direção escolar fará esforços junto ao órgão central, instituições públicas e privadas, e autoridades constituídas no sentido de encaminhar reivindicações, objetivando suprir com equipamentos e mobiliários, os espaços existentes;
Fevereiro a dezembro/19
1.4.2 – coordenação pedagógica do ensino médio mobilizará os docentes das disciplinas de Química, Física e Biologia, promover a adequação dos espaços destinados aos laboratórios com os equipamentos já disponíveis e materiais adaptados acessíveis na comunidade escolar, para sua necessária utilização no processo de ensino e aprendizagem.
Fevereiro e março/19
1.5 - prover os espaços escolares administrativos e pedagógicos,  com computadores funcionando e com conexão a internet, para uso exclusivo dos professores, estudantes e equipe gestora.
1.4.3 - A direção escolar e APM – Associação de Pais e Mestres fará esforços junto ao órgão central, instituições públicas e privadas, e autoridades constituídas no sentido de encaminhar reivindicações, objetivando suprir as necessidades existentes.
Fevereiro a dezembro/19
1.6 – avançar na preparação do espaço escolar a fim de oferecer as condições necessárias para o pleno atendimento educacional especializado e acessibilidade.
1.6.1 - A direção e coordenação pedagógica da etapa de ensino manterá acompanhamento e orientação no processo de mediação da aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais especifica.
Fevereiro a dezembro/19
 1.6.2 - A direção escolar, a coordenação pedagógica e os profissionais lotados na educação especial, deverão zelar pela adequação dos espaços destinados ao atendimento dos estudantes público da educação especial: predial, mobiliários, produção/adequação de material de apoio pedagógico etc.
Fevereiro a dezembro/19
1.6.3 - A equipe pedagógica deverá dar ciência/visibilidade à comunidade escolar, sobre os atendimentos especializados oferecidos pela unidade escolar, seus estudantes, seus professores e o trabalho desenvolvido.
Fevereiro a dezembro/19


2.      OBJETIVO: Desenvolver ações pedagógicas voltadas para a realidade dos estudantes, promovendo assim o protagonismo juvenil, de modo os mesmos desenvolvam suas habilidades e competências, objetivando reduzir o índice de evasão/abandono escolar e reprovação e ainda ampliar as garantias do acesso de todos a todas as oportunidades de aprendizagens.
META

AÇÕES
PERÍODO DE EXECUÇÃO DA META (mês/ano)
2.1 - ampliar em pelo menos 30% o percentual de estudantes com aprendizado adequado, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
2.1.1 – Direção escolar proporcionará momentos de estudos entre a equipe pedagógica e os docentes das disciplinas de língua portuguesa e matemática para análise do desempenho dos estudantes nas últimas edições das avaliações externas.
Fevereiro e março/19
2.1.2 - A equipe pedagógica e os docentes, deverão realizar análise criteriosa dos relatórios bimestrais do resultado do rendimento da aprendizagem do estudante, fornecidos pelo e-SGDE , para posterior tomadas de decisões, e efetivação das  intervenções pedagógicas que se fizerem necessárias.
Bimestralmente
2.1.3 - A equipe pedagógica e os docentes realizarão pesquisa na plataforma Devolutivas Pedagógicas/INEP a fim de constatar a distribuição dos estudantes da escola pelos níveis de proficiência, comparar os resultados da sua escola com outras escolas semelhantes.
Fevereiro e março/19
2.1.4 - A equipe pedagógica e os docentes deverão acessar itens da Prova Brasil/Saeb, olimpíadas do conhecimento, acompanhados de comentários pedagógicos e de estatísticas que constatem como os estudantes responderam e dessa forma, reorientar o trabalho pedagógico, quando for o caso.
Fevereiro e Março/19
2.1.5 - A coordenação pedagógica deverá utilizar os dados das avaliações externas como uma ferramenta para subsidiar tomadas de decisões no trabalho pedagógico da escola em busca de melhores resultados para a aprendizagem dos estudantes.

Fevereiro e Março/19
2.1.6A equipe pedagógica elaborará um plano para o uso gerencial das avaliações externas como ferramenta essencial para melhoria na qualidade do ensino, com atividades programadas na apropriação e análise dos dados de edições anteriores, desenvolver estratégias pedagógicas de correção de curso e mobilização e motivação dos estudantes para a participação eficaz.

Fevereiro e Março/19
2.2 – Preparar e motivar a equipe escolar para melhor compreender sobre as condições sociais e da estrutura familiar dos estudantes.
2.2.1 – A direção escolar proporcionará momentos de formação com a equipe escolar, dedicados ao conhecimento dos manuais de orientações pedagógicas, visando como proceder diante das demandas diária a que a escola é submetida, tais como: comportamento autolesivo, suicídio, maus tratos, abusos e exploração sexual, uso de substancias psicoativas.
Fevereiro/19
2.2. 2 – Todos os profissionais da escola deverão seguir os procedimentos previstos nos manuais de orientação pedagógica para que as demandas apresentadas sejam acolhidas pela direção e encaminhadas para os órgãos competentes (Conselho Tutelar, Ministério Publico, Saúde, Assistência Social, Poder Judiciário), assegurando os direitos dos estudantes, e, assim, garantindo que o processo de aprendizagem ocorra de maneira significativa.

Fevereiro a dezembro/19
2.3 - Motivar e instrumentalizar a equipe docente para desenvolver metodologias de aprendizagens inovadoras
2.3.1 - A equipe pedagógica deverá motivar os docentes a desenvolver metodologias de ensino que privilegie o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem, propondo atuações pedagógicas inovadoras que levem os estudantes a refletirem sobre sua realidade, questões da atualidade ou mesmo a realidade do entorno da escola, da comunidade. Estas abordagens metodológicas dão significado aos conteúdos apresentados e motivam os discentes à aprendizagem;
Fevereiro a dezembro/19
2.3.2 – A equipe pedagógica proporcionará momentos de formação, coletiva e orientação individualizada aos docentes, fazendo reflexão sobre sua atuação pedagógica, visando subsidiar o professor (a) a aprimorar, inovar e dinamizar suas práticas.
Fevereiro a dezembro/19
2.3.3 – Os docentes deverão manter o desafio permanente em tornar as aulas mais interessantes para os alunos, utilizando-se de ferramentas diversas, tais como: plataformas online, vídeos, textos, pesquisas, entre outros. Essas iniciativas visam dinamizar o trabalho docente cada uma com sua peculiaridade, porém com a mesma finalidade, a de proporcionar a apropriação do conhecimento, objetivando a aprendizagem adequada.
Fevereiro a dezembro/19






7. AVALIAÇÃO E AJUSTES PARA CORREÇÕES DE RUMOS

                 Este Plano Gestor será avaliado bimestralmente pela equipe gestora, por ser um documento norteador flexível poderá ter suas estratégias de ação alterada para eventual correção de curso, se necessário, como mecanismo facilitador do alcance das metas e objetivos propostos.


Nioaque, MS, 25 de janeiro de 2019.




                                                             
Cloves de Sousa                                                                                                  
        Diretor                                                                                                                    

  Paulo Pereira da Silva
 Diretor Adjunto

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