PLANO GESTOR
Escola Estadual Odete Ignêz Resstel Villas Bôas
Diretor: Cloves de Sousa
Diretor-Adjunto: Paulo Pereira da Silva
Município: Nioaque/MS
Período de Execução: Ano 2019
1)
IDENTIFICAÇÃO
DA ESCOLA
Escola Estadual Odete Ignez Resstel Villas Boas,
localizada na Rua Quintino Bocaiuva nº 1.114, centro da cidade de Nioaque MS,
código do INEP 50014889, atende atualmente 1208 (um mil duzentos e oito) estudantes
da educação Básica, sendo: ensino fundamental I, ensino Fundamental II e ensino
médio regular, e ainda as modalidades Educação básica do campo na extensão
assentamento Palmeira, EJA – Educação de Jovens e Adultos Conectando Saberes,
projeto AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem, educação especial com
atendimentos especializados como sala inclusiva, professor de apoio em sala
comum e sala de recursos multifuncional, funciona durante os três turnos de
atendimento: matutino, vespertino e noturno, oferece os projetos de
complementação pedagógica: Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo
de Mato Grosso do Sul, nas modalidades de Judô, Vôlei e Handebol, Programa Arte
e Cultura na Escola. A equipe de servidores é composta por um quadro docente de
70 (setenta) professores (as), 22 (vinte e dois) funcionários administrativos,
01 (uma) Gestora de Atividades Educacionais, 01(uma) secretária escolar, 06
(seis) coordenadoras pedagógicas, 01 (um) diretor-adjunto, 01 (um) diretor e
duas servidores administrativas readaptados.
2) APRESENTAÇÃO
A unidade escolar está localizada na zona urbana do
munícipio de Nioaque/MS, no centro da cidade, sendo que o prédio em
funcionamento foi entregue à comunidade em 09 de Agosto de 1992; a escola é
devidamente murada, com grades na parte da entrada, uma rampa de acesso,
calçadas, gramado e bicicletários. Há inicialmente um hal de entrada, com
grades e um portão com fechamento eletrônico que controla a entrada e saída de
pessoas, neste, um bloco onde funciona a Secretaria, Direção, Sala de Reuniões,
Sala de Atendimento Psicopedagógico Individualizado; dois banheiros, um
masculino e um feminino para uso dos funcionários; uma pequena dependência para
atendimento de alunos e/ou responsáveis; Sala de Reuniões; Sala Café; o
corredor e Sala para os Professores e a sala da Coordenação Pedagógica. A escola
possui 04 (quatro) blocos com salas de aula, totalizando 16 salas amplas e
arejadas, com capacidade para 32 (trinta e dois) alunos, sendo uma delas
utilizada como Sala de Tecnologia Educacional e outra como Sala de Recurso
Multifuncional no período matutino e vespertino. Possui também 01 (um) bloco
com cinco salas destinadas para funcionamento de laboratórios de base
científica: informática, matemática, química, biologia e física, sendo que
apenas do de matemática está equipado. Tem um pátio coberto, amplo e calçado
com mesas e bancos acoplados que é utilizado como refeitório. Ao lado, uma
cozinha com dispensa; um depósito para guardar materiais diversos; uma Área de
Serviço pequena com um tanque; há nas imediações 02 bebedouros. Há na lateral
direita do pátio 02 (dois) banheiros, um masculino e outro feminino, cada qual
tem 05 sanitários, sendo, possui ainda dois sanitários acessíveis para o
atendimento dos estudantes ANEE (Alunos com Necessidades Educativas Especiais).
Temos também uma pequena sala para acomodar o material tecnológico e Arte e outra
sala que acondicionam jogos pedagógicos, materiais didáticos e esportivos. A
quadra de esportes é coberta e cercada com muretas nas laterais. Há ainda em
suas imediações uma parte gramada e a outra é calçada. Existe um palco
construído de alvenaria usado para as atividades culturais da Unidade Escolar.
IDEB da escola em 2017 para os anos iniciais do ensino fundamental foi 6,2,
acima da meta, portanto, já a média do ensino fundamental II não foi
disponibilizado para este ano. A escola desenvolve diversos projetos
pedagógicos e de grande interesse da comunidade, podemos aqui destacar o
projeto Empreendedorismo Jovem na Escola, Coquetel Literário, Festa Junina,
Auto de Natal, Dia das Crianças na escola, dentre outros.
3) PROBLEMAS PRIORITÁRIOS
Nº
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Problemas
identificados (de acordo com o diagnóstico)
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Categorização
de problemas
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1
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Falta
de cuidados/zelo pela comunidade interna escolar na utilização dos espaços de
aprendizagem e materiais de apoio pedagógico.
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Gestão pedagógica
Gestão Administrativa
Gestão Financeira
Gestão de Interação e Ambiente Escolar
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2
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Alta
taxa de evasão e de abandono escolar entre os estudantes do período noturno.
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Gestão
pedagógica
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3
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Ineficácia
no sistema de segurança das instalações e equipamentos da escola, bem como na
proteção da comunidade interna.
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Gestão
Administrativa
Gestão Financeira
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4
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A
não adequação das salas destinadas aos laboratórios de base científica:
química, física e biologia, para utilização como espaços de aprendizagens.
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Gestão
pedagógica
Gestão
Administrativa
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5
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Insuficiência
de computadores funcionando e com conexão na internet, para uso exclusivo dos
professores, estudantes e equipe gestora.
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Gestão pedagógica
Gestão Administrativa
Gestão Financeira
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6
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A
escola ainda apresenta insuficiência de condições para o pleno atendimento
educacional especializado e acessibilidade.
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Gestão pedagógica
Gestão Administrativa
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7
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Baixo
percentual de estudantes com aprendizado adequado, nas disciplinas de Língua
Portuguesa e Matemática, conforme dados das avaliações externas.
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Gestão
pedagógica
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8
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Poucas
informações específicas, sobre as condições sociais e da estrutura familiar dos
estudantes.
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Gestão
de Interação e Ambiente Escolar
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9
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Baixo
engajamento dos docentes em desenvolver suas habilidades profissionais, por
meio de experiências/estratégias pedagógicas inovadores, por ano, disciplina
ou área do conhecimento.
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Gestão pedagógica
Gestão
Administrativa
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10
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A
equipe escolar ainda apresenta fragilidade quanto à apropriação dos dados escolares
(indicadores de qualidade de ensino), planejamento das ações curriculares,
bem como a preparação e mobilização dos estudantes para a participação eficaz
nas avaliações externas e olimpíadas do conhecimento.
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Gestão pedagógica
Gestão
Administrativa
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OBJETIVOS, METAS E
PLANO DE AÇÃO
1.
OBJETIVO:
Discutir
e reavaliar as práticas pedagógicas, administrativas e de gestão escolar já
implementadas durante os anos anteriores, desta gestão, analisar as ações e
estratégias já desenvolvidas pela equipe escolar, com vistas a aperfeiçoar o
processo de ensino e de aprendizagem, objetivando alcançar ou superar as metas previstas
para o IDEB do período e por este Plano Gestor.
METAS
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AÇÕES
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PERÍODO DE EXECUÇÃO DA META (mês/ano)
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1.1- Aperfeiçoar a
organização do trabalho da equipe escolar, de cada setor.
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1.1.1 – Orientação pela
direção escolar com reuniões por setor de trabalho.
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Fevereiro/19
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1.1.2 – Elaboração de
rotinas de trabalho e proposição de estratégias de utilização dos espaços e
materiais de apoio por cada setor dos servidores da escola, a ser apresentada
à direção escolar.
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Fevereiro e
março/19
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1.1.3 – Avaliação
/acompanhamento pela direção e setores responsáveis
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bimestralmente
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1.2 – Reduzir em
50 % a taxa de evasão e abandono escolar entre os estudantes do ensino
noturno.
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1.2.1 – A direção
escolar e o setor de coordenação pedagógica analisarão os dados do fluxo
escolar/2018, com foco no período noturno;
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Fevereiro/19
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1.2.2 – A equipe
pedagógica em discussão com os docentes do ensino noturno elaborará ações de
combate à evasão e abandono escolar.
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Março/19
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1.2.3 – A
coordenação pedagógica desenvolverá rotina de acompanhamento das ações e
motivação dos docentes.
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Março a
novembro/19
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1.3 – Implementar
medidas de aperfeiçoamento no sistema de segurança das instalações e
equipamentos da escola, bem como na proteção da comunidade interna escolar.
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1.3.1 – Direção escolar
promoverá discussão com a comunidade escolar aspectos relacionados à
segurança da estrutura física da escola, dos profissionais e dos estudantes;
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Fevereiro/19
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1.3.2 – Os responsáveis
pelos setores irão elaborar e Implementar ações de controle de entrada e
saída de estudantes, acesso e permanências de público em geral;
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Março/19
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1.3.3 – A direção
escolar juntamente com os responsáveis dos setores promoverá a
conscientização e motivarão a
permanente vigilância por toda a comunidade interna da escolar, em
relação a conservação das instalações do prédio escolar e equipamentos;
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Fevereiro a dezembro/19
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1.3.4 – A coordenação
pedagógica juntamente com o corpo docente deverá discutir e implementar
medidas de combate às diferentes formas de violência no ambiente escolar, na
relação, aluno/aluno e
professor/aluno.
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Abril/19
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1.4 – concentrar
esforços junto à equipe escolar e ao governo no sentido de adequar os
laboratórios de base científica: química, física e biologia, para utilização
como espaços de aprendizagens.
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1.4.1 – A direção
escolar fará esforços junto ao órgão central, instituições públicas e
privadas, e autoridades constituídas no sentido de encaminhar reivindicações,
objetivando suprir com equipamentos e mobiliários, os espaços existentes;
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Fevereiro a
dezembro/19
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1.4.2 – coordenação
pedagógica do ensino médio mobilizará os docentes das disciplinas de Química,
Física e Biologia, promover a adequação dos espaços destinados aos
laboratórios com os equipamentos já disponíveis e materiais adaptados
acessíveis na comunidade escolar, para sua necessária utilização no processo
de ensino e aprendizagem.
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Fevereiro e
março/19
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1.5 - prover os
espaços escolares administrativos e pedagógicos, com computadores funcionando e com conexão
a internet, para uso exclusivo dos professores, estudantes e equipe gestora.
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1.4.3 - A direção
escolar e APM – Associação de Pais e Mestres fará esforços junto ao órgão
central, instituições públicas e privadas, e autoridades constituídas no
sentido de encaminhar reivindicações, objetivando suprir as necessidades
existentes.
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Fevereiro a dezembro/19
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1.6 – avançar na
preparação do espaço escolar a fim de oferecer as condições necessárias para
o pleno atendimento educacional especializado e acessibilidade.
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1.6.1 - A direção e
coordenação pedagógica da etapa de ensino manterá acompanhamento e orientação
no processo de mediação da aprendizagem dos estudantes com necessidades
educacionais especifica.
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Fevereiro a
dezembro/19
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1.6.2 - A direção escolar, a coordenação pedagógica e os profissionais lotados
na educação especial, deverão zelar pela adequação dos espaços destinados ao
atendimento dos estudantes público da educação especial: predial,
mobiliários, produção/adequação de material de apoio pedagógico etc.
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Fevereiro a
dezembro/19
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1.6.3 - A equipe
pedagógica deverá dar ciência/visibilidade à comunidade escolar, sobre os
atendimentos especializados oferecidos pela unidade escolar, seus estudantes,
seus professores e o trabalho desenvolvido.
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Fevereiro a
dezembro/19
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2.
OBJETIVO:
Desenvolver
ações pedagógicas voltadas para a realidade dos estudantes, promovendo assim o
protagonismo juvenil, de modo os mesmos desenvolvam suas habilidades e competências,
objetivando reduzir o índice de evasão/abandono escolar e reprovação e ainda
ampliar as garantias do acesso de todos a todas as oportunidades de
aprendizagens.
META
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AÇÕES
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PERÍODO DE EXECUÇÃO DA META (mês/ano)
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2.1 - ampliar em pelo
menos 30% o percentual de estudantes com aprendizado adequado, nas
disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
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2.1.1 – Direção
escolar proporcionará momentos de estudos entre a equipe pedagógica e os
docentes das disciplinas de língua portuguesa e matemática para análise do
desempenho dos estudantes nas últimas edições das avaliações externas.
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Fevereiro e
março/19
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2.1.2 - A equipe
pedagógica e os docentes, deverão realizar análise criteriosa dos relatórios
bimestrais do resultado do rendimento da aprendizagem do estudante,
fornecidos pelo e-SGDE , para posterior tomadas de decisões, e efetivação
das intervenções pedagógicas que se
fizerem necessárias.
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Bimestralmente
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2.1.3 - A equipe
pedagógica e os docentes realizarão pesquisa
na plataforma Devolutivas Pedagógicas/INEP a fim de constatar a distribuição
dos estudantes da escola pelos níveis de proficiência, comparar os resultados
da sua escola com outras escolas semelhantes.
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Fevereiro e
março/19
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2.1.4 - A equipe pedagógica e os docentes deverão acessar itens da Prova
Brasil/Saeb, olimpíadas do conhecimento, acompanhados de comentários
pedagógicos e de estatísticas que constatem como os estudantes responderam e
dessa forma, reorientar o trabalho pedagógico, quando for o caso.
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Fevereiro e Março/19
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2.1.5 - A coordenação
pedagógica deverá utilizar os dados das
avaliações externas como uma ferramenta para subsidiar tomadas de decisões no
trabalho pedagógico da escola em busca de melhores resultados para a aprendizagem
dos estudantes.
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Fevereiro e Março/19
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2.1.6 – A equipe pedagógica elaborará um plano para o uso gerencial
das avaliações externas como ferramenta essencial para melhoria na qualidade
do ensino, com atividades programadas na apropriação e análise dos dados de
edições anteriores, desenvolver estratégias pedagógicas de correção de curso
e mobilização e motivação dos estudantes para a participação eficaz.
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Fevereiro e Março/19
|
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2.2 – Preparar e
motivar a equipe escolar para melhor compreender sobre as condições sociais e
da estrutura familiar dos estudantes.
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2.2.1 – A direção
escolar proporcionará momentos de formação com a equipe escolar, dedicados ao
conhecimento dos manuais de orientações pedagógicas, visando como proceder
diante das demandas diária a que a escola é submetida, tais como:
comportamento autolesivo, suicídio, maus tratos, abusos e exploração sexual,
uso de substancias psicoativas.
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Fevereiro/19
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2.2. 2 – Todos os
profissionais da escola deverão seguir os procedimentos previstos nos manuais
de orientação pedagógica para que as demandas apresentadas sejam acolhidas
pela direção e encaminhadas para os órgãos competentes (Conselho Tutelar,
Ministério Publico, Saúde, Assistência Social, Poder Judiciário), assegurando
os direitos dos estudantes, e, assim, garantindo que o processo de aprendizagem
ocorra de maneira significativa.
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Fevereiro a
dezembro/19
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2.3 - Motivar e
instrumentalizar a equipe docente para desenvolver metodologias de
aprendizagens inovadoras
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2.3.1 - A equipe pedagógica deverá motivar os docentes a desenvolver
metodologias de ensino que privilegie o protagonismo dos estudantes no processo
de aprendizagem, propondo atuações pedagógicas inovadoras que levem os
estudantes a refletirem sobre sua realidade, questões da atualidade ou mesmo
a realidade do entorno da escola, da comunidade. Estas abordagens
metodológicas dão significado aos conteúdos apresentados e motivam os
discentes à aprendizagem;
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Fevereiro a
dezembro/19
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2.3.2 – A equipe
pedagógica proporcionará momentos de formação, coletiva e orientação
individualizada aos docentes, fazendo reflexão sobre sua atuação pedagógica, visando subsidiar o professor (a)
a aprimorar, inovar e dinamizar suas práticas.
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Fevereiro a
dezembro/19
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2.3.3 – Os docentes
deverão manter o desafio permanente em tornar as aulas mais
interessantes para os alunos, utilizando-se de ferramentas diversas, tais
como: plataformas online, vídeos, textos, pesquisas, entre outros. Essas
iniciativas visam dinamizar o trabalho docente cada uma com sua peculiaridade,
porém com a mesma finalidade, a de proporcionar a apropriação do
conhecimento, objetivando a aprendizagem adequada.
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Fevereiro a
dezembro/19
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7. AVALIAÇÃO E AJUSTES PARA CORREÇÕES DE RUMOS
Este Plano Gestor será
avaliado bimestralmente pela equipe gestora, por ser um documento norteador
flexível poderá ter suas estratégias de ação alterada para eventual correção de
curso, se necessário, como mecanismo facilitador do alcance das metas e objetivos
propostos.
Nioaque, MS,
25 de janeiro de 2019.
Cloves de Sousa
Diretor
Paulo Pereira da Silva
Diretor Adjunto
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