sexta-feira, 29 de abril de 2011

Projeto Questões Indígenas




























































































































Projeto Questões Indígenas

Disciplinas:História e Sociologia


Coordenadora do Projeto: Professora Jaqueline da Paz Oliveira.


Público Alvo: Educandos do Ensino Médio e comunidade escola

Conteúdos

- Histórico dos Povos Indígenas do Mato Grosso do Sul( Ofaié, Terena, Atikum, Kinikinau, Guarani,Kadiwéu, Guató, Camba )

- Dia do Índio

- Lei 11.645


- História da Reserva Brejão de Nioaque


- Questões Indígenas e a Política Indigenista Brasileira



Competências e Habilidades

-Compreender o processo histórico dos povos indígenas no Mato Grosso doSul.


-Destacar a importância da data 19/04- ser estudada em sala de aula.


- Conhecer a história da Reserva Brejão e de suas respectivas aldeias e estruturas(política, econômica, social , educacional e cultural

-Apresentar e entender a Lei 11645.

Metodologia


1º Apresentação do tema e objetivos aos educandos do ensino médio dos períodos matutino, vespertino e noturno.


2º Proposta de trabalho aos educandos:Pesquisa da história dos povos indígenas do Mato Grosso do Sul .Na qual grande parte foi realizada na sala de tecnologia da escola nos respectivos períodos de estudo dos educandos

3ºSeminário em grupo(5 membros) - Após pesquisa.Todas as apresentações foram realizadas na Semana Indígena-12 à 20/04).


4º Composição de uma equipe organizadora da Noite Cultural:Questões Indígenas-Povo Terena de Nioaque - Reserva Brejão.Equipe formada por alunos e professores de diversas disciplinas.


5º Noite Cultural :

Os alunos do Ensino Médio após assistir as palestras deveriam entregar um relatório sobre os temas abordados.


A Noite Cultural contou com a presença e parceria dos educandos, direção, professores e funcionários da E.E.I.E.M.Angelina Vicente - localizada na Aldeia Brejão .Sendo nossos convidados de honra a abrilhantar o nosso evento.


Iniciamos a Noite cantando o Hino Nacional e o Hino de Mato Grosso do Sul.


Após o cântico dos hinos tivemos a linda poesia Dia do Índio sendo declamada pela poetisa , também coordenadora dessa unidade escolar Neuzeli Soares Chaves Maia.


A composição da mesa de autoridades foi feita pela presença da diretora Deusa Ferreira Macedo de Deus- da E.E.I.E.M.Angelina Vicente, e dos membros do Colegiado Escolar - professor Fernando Sousa das Vinhas, Professora Noemia Martins Jara Leandro e pela aluna Camila Marques(3º) .Também estva presente a secretaria e diretora em exercício da E.E.O.I.R.V.B. Aracely Benites Fretes Lopes, as coordenadoras Eliane Monteiro de Brito e Neuzeli Soares Chaves Maia, os representantes do Colegiado Escolar também se fizeram presentes: professor Laines Sousa das Vinhas, professor Sergio Correia Moreira e o aluno Leandro( 3ª B-Noturno)-representante do segmento dos alunos. Os nossos convidados também comporam a nossa emas de autoridades , sendo eles: o professor de História dessa unidade escolar Ivan Arruda de Andrade.Que palestrou sobre a Lei 11645 e sua importãncia em sala da aula.O professor índio Reginauro Cotócio Ortega que palestrou sobre a Leis internas que rege e normatiza a organização social interna da Reserva Brejão.O índio formado em técnico-agrícola pela Fundação Bradesco Alexsandro que palestrou sobre os Projetos desenvolvidos na Reserva em parceria com a comunidade, entre eles destacam-se a Casa do Mel e o Projeto Cerrado, e finalizando a Noite contamos com a presença do também índio Terena Claudionor do Carmo Miranda mestre em Desenvolvimento Local pela UCDB - que discursou sobre a temática:Origem Histórica da Terra Indígena de -Nioaque.

No encerramento a coordenadora do Projeto Questões Indígenas- professora Jaqueline da Paz Oliveira agradeceu a presença de todos os presentes e ressaltou a importância social da escola como grande formadora de opinião para o pleno exercício de cidadania que deve ser protagonizada com sucesso pelos nossos educandos

A escola democrática deve assumir sua responsabilidade e atuar como mediadora do conhecimento científico oportunizando momentos de reflexão na intenção de articular os conhecimentos já construídos com os novos que adquire, na reconstrução dos significados atribuídos e na busca de novos sentidos para o conhecimento.Nunca esquecendo da área afetivo-emocional, na áreas de habilidades e desenvolvimento de atitudes e valores.Trabalhar a temática indígena relacionado-a com a formação do povo brasileiro em específico para a realidade local e regional que nos presenteia- com a Reserva Brejão em nosso município nos leva assumir compromisso, responsabilidade , democracia, repeito às individualidades, coletividade, entre outros, que precisam ser enfocados na convivência diária, pois buscamos à formação do aluno numa dimensão holística.


Agradecimentos aos alunos que mais uma vez foram o grande diferencial em mais um projeto desenvolvido nesta unidade escolar.A todos os meus sinceros agradecimentos.

Aos professores parceiros que fizeram esta Noite Cultural acontecer:


Professor Ivan Arruda de Andrade.

Professora Ana Maria Jovelina Ramirez.


Professora Maria Vanilde Nita


Professora Cleusa Valdete Arrial da Rosa.

Professores da STE- CLoves de Sousa, Laines de Sousa Vinhas, Leila Ferreira Lima.

A direção colegiada da E.E.O.I.R.V.B e a direção colegiada da E.E.I.E.M.Angelina Vicente.

Arte Indígena


















Tema desenvolvido nas aulas de Arte com a participação das turmas do 3º C e 2ª fase do noturno. Este trabalho foi voltado à Arte da simbologia das linhas e cores usadas na Arte Indígena.
Nos trabalhos foram aplicados materiais naturais e artificiais da região. Este trabalho foi realizado num clima de criatividade e interesse, pois, o mesmo tinha por objetivo abrilhantar a noite do dia 20 de Abril, onde ocorreu o Seminário Indígena coordenado pela professora Jaqueline juntamente com professores e funcionários da Escola, ao qual parabenizo, pois o sucesso foi total.

Aos meus alunos total gratidão, pois foram maravilhosos.

Professora Cleusa

sexta-feira, 15 de abril de 2011

PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS - MATEMÁTICA













Durante a semana de 05 a 08 do mês de abril a turma do 2º ano ”A” orientados pela professora Alessandra Alves e acompanhados pela professora coordenadora do projeto “Além das Palavras” prof. Raquel Morais, realizaram diversas atividades envolvendo a matemática em questões cotidianas. Nessas atividades foram exploradas situações de lateralidade ( direita, esquerda...etc) , posições ( 1º primeiro , 2º segundo...). Atividades que proporcionaram momentos de descontrações. Proposta pela seção “brincando e aprendendo”. Dessa forma as crianças conseguem aprender questões tão importantes de forma lúdica e prazerosa, uma maneira de levar os alunos a retomarem os conceitos que foram apresentados.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Projeto Dengue - você pode evitar!











Alunos do 3º ano, turmas A e C, envolvidos na confecção do mosquito transmissor da dengue. Utilizando sucata e material reciclável, os alunos juntamente com a professora Elvia, confeccionaram o “aedes aegypti” e expuseram no corredor da escola para alertarem outros alunos sobre a importância do combate ao mosquito.

Esta atividade faz parte do “Projeto Dengue - você pode evitar!”, que está sendo desenvolvido na escola durante o primeiro bimestre, nas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental.