terça-feira, 25 de outubro de 2011

Folclore Regional








O objetivo do trabalho de pintura em telha foi de valorizar a cultura local, com foco na fauna e flora, bem como a exploração de um suporte de pintura, no caso a telha de barro.

Desenvolvimento:
- Visualização das diferentes manifestações folclóricas do país e região;
- Comentários sobre os temas observados, bem como a variação das cores e elementos nas obras;
- Contextualização e recriação de temas sobre a telha, e posterior aplicação de cores e texturas;
- observou-se também total satisfação dos alunos, que despertaram consciência de suas capacidades e habilidades.



Professora Cleusa - Artes
Alunos: 3ª e 4ª fases - EJA

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Professor mora em Campo Grande (MS) e já deu aula em diversas cidades(Nioaque). Neste sábado (15), Dia do professor, ele enfatiza que 'adora ensinar'.





Após 40 anos de profissão, o professor Josué Alves Conceição, de 63 anos, que mora em Campo Grande, afirma que não quer parar de lecionar. Neste sábado (15), Dia do Professor, ele contou ao G1 que, mesmo com a aposentadoria garantida, decidiu não deixar as salas de aulas pois “adora ensinar”.
O professor lembra que seu fascínio pela educação começou na época em que ainda era estudante, em Presidente Prudente (SP). “Sempre tive ótimos professores, os quais admirava muito”, afirmou. Ele relatou que, em 1967, uma professora de Sociologia organizou uma excursão para Dourados (MS), para conhecer as tribos indígenas de Terenas. “Nós ficamos hospedados em uma escola da aldeia, muito precária e humilde. E foi isso que me motivou ainda mais, senti uma enorme vontade de vir para este estado para mudar isso”.
Em 1972, já formado no magistério, o professor foi para o município de Caarapó, distante 273 quilômetros de Campo Grande, e começou sua história nas salas de aulas. “Foram 40 anos de trabalho no magistério. Trabalhei em outros municípios do interior do estado como Nioaque e Jardim, por exemplo, até vir para a capital. Neste ano, no dia 20 de abril, me aposentei oficialmente”.
Se a pessoa para de trabalhar e não tem mais o que fazer, entra em depressão. Antes que ela me pegasse, voltei para a sala de aula"
professor Josué Alves Conceição, 63 anos
No entanto, ao invés do descanso, o professor preferiu não deixar a profissão e continua dando aulas, como substituto, em escolas públicas e particulares de Campo Grande. “Se a pessoa para de trabalhar e não tem mais o que fazer, entra em depressão. Pelo menos é isso que o povo diz. Então, antes que a depressão me pegasse, eu voltei para as salas de aula”, contou.
http://www.google.com.br/url?url=http%3A%2F%2Feeodeteignes.blogspot.com%
http://www.google.com.br/url?url=http%3A%2F%2Feeodeteignes.blogspot.com%2F&rct=j&sa=X&ei=FZuhTplPzt6BB6DG6Z0F&ved=0CC4Q1AUwAQ&q=E+E+ODETE+IGNES&usg=AFQjCNGzC5WfUoXjMw-PYs069WSbJncRrA

sábado, 15 de outubro de 2011

PARABÉNS A TODOS PROFESSORES E PROFESSORAS DA ESCOLA ODETE

Ser Professor é

Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força