quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Garrafas decoradas com barbante

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Tal técnica é praticada desde o período antigo, denominado Neolítico, quando poliam pedras para fabricar armas e objetos de caça e pesca, cerâmica para guardar alimentos e tecelagem para fabricar redes, roupas e colchas.
Hoje, o artesanato voltou a ter prestígio e importância. Em todas as regiões é possível encontrar artesanatos diversificados originados a partir da natureza típica do local e de técnicas específicas.
O artesanato é reconhecido em áreas como a de bijuterias, bordados, cerâmica, vidro, gesso, mosaicos, pinturas, velas, sabonetes, saches, caixas variadas, reciclagem, patchwork, metais, brinquedos, arranjos, apliques, além de várias técnicas distintas utilizadas para a fabricação de peças.
Professora: Maria Clintia do Couto
Displina: Arte

Turmas 2 e 3 EJA


by PROGETEC

terça-feira, 10 de setembro de 2013



A Escola Odete Ignêz realizou nessa quarta-feira, 4 de setembro, a I Gincana da Tabuada. A atividade e resultado de uma ação do projeto SAEMS, realizado pela coordenadora de matemática Leticia Frank em parceria com as professoras dos 5°anos Alessandra Alves, Odete Maidana e Walquiria Marques e contou com a colaboração dos coordenadores Tânia Maria, Paulo Pereira e Angélica Ruiz e teve como objetivo despertar nos estudantes o gosto pela matemática.
Os participantes foram divididos em três equipes, e realizaram provas práticas na quadra da escola. Os jogos foram a “campeonato da tabuada”, o “memoria da tabuada” e um jogo de perguntas e respostas com torta na cara, todos envolvendo as operações matemáticas. A turma vencedora foi o 5°ano A da Professora Odete Maidana.













quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Concurso "Soletrando 5ºano A"


 JOGANDO...APRENDENDO...DIVERTINDO Assim foi a gincana do Soletrando.O espaço da sala de aula ficou ainda mais divertida, pois se organizaram até com um lema e uma faixa colorida na cabeça. A realização da gincana conquistou os alunos.De uma forma lúdica os alunos foram desafiados a soletrarem diferentes tipos de palavras.
A cada etapa, os alunos ficavam ansiosos para continuarem participando.







"Escolha do Livro Didático"

Cabe à escola, em particular ao professor, a condução do processo de ensino e aprendizagem, assim como o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. O livro didático participa desse processo como um recurso auxiliar na condução do trabalho didático. Ele é mais um interlocutor que passa a dialogar com o professor e com o aluno. Nesse diálogo, tal texto é portador de uma perspectiva sobre o saber a ser estudado e sobre o modo de se conseguir compreendê-lo mais eficazmente. Nesta ocasião, reuniram professores, diretores, coordenadores de área e pedagógicos das escolas Odete Ignêz Resstel Villas Bôas e Guilherme Corrêa da Silva para escolha do livro coletivamente.