quarta-feira, 30 de abril de 2014

Reunião de Pais/Responsáveis no mês de maio/2014

1°A, 1ºB e 1ºC produzem vídeos sob orientação da Profª Solange Souto

No primeiro bimestre os alunos das turmas 1º A, 1º B e 1º C, turno matutino, realizaram sob orientação da professora Solange Souto a produção de vídeos referentes ao conteúdo estudado na disciplina de Biologia. Os melhores vídeos serão publicados no Blog da escola.
Parabéns a todos pelo desempenho e interesse em cumprir com a atividade proposta. Valeu!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Arte contemporânea


A Op Art é uma arte contemporânea, um estilo artístico visual que utiliza ilusões óticas. Uma forma de representar as constantes mudanças da época, na metade do século XX. Veremos as principais características: 
- Uso de recursos visuais (cores, formas, etc.) para provocar ilusões óticas.
- As imagens parecem ter movimento, quando o expectador muda de posição.
- Combinações de formas geométricas simples como, quadrados, retângulos, círculos, triângulos e uso de linhas paralelas sinuosas ou retas.
- Contraste de cores, sendo o preto e o branco as mais usadas.
- Imagens ocultas que podem ser vistas somente de determinados ângulos ou através da focalização de determinadas áreas da obra.
- Em muitas obras, o observador deve se movimentar para visualizar os efeitos da pintura ou escultura. Desta forma, o observador participa ativamente.
Esta atividade foi realizada com as turmas do 3º A/B/C do ensino médio, foram divididos em grupo com quatro alunos, fizeram o desenho da imagem e depois montaram as peças como um quebra cabeça.
Alunos: 3º A/B/C
Professora: Elaine Weis

Produção artística da lenda da origem da palavra Nioaque



A lenda pertence à tribo indígena Guaicuru. Os índios Guaicurus eram cavaleiros, herança adquirida dos padres jesuítas Espanhola, das missões indígenas do inicio da colonização espanhola.
Um grupo de indígena viajando a cavalo nesta região compreendido pelo rio, hoje denominado Nioaque, não usava nenhum tipo de aparelho de montaria, andavam sob o lombo limpo do cavalo, segurando o pescoço e guiava-se pelas crinas. Certa ocasião, pararam a margem de um rio para beber água e um dos cavaleiros filhos do cacique ainda muito pequeno, caiu do cavalo quando este abaixou a cabeça para beber água, o indiozinho caiu sobre algumas madeiras, machucando-se e quebrando um osso frontal (clavícula) o rio com o nome de “ANHUAC” que os colonizadores e exploradores identificaram e traduziram pelo nome de “clavícula quebrada”. Por essa razão a denominação NIOAQUE, é originária da palavra “ANHUAC”, que significa clavícula quebrada.
Alunos do 7º A/6ºA              
Professora Elaine Weis



Produções Artísticas



Os alunos do 1ºA do Ensino Médio fizeram desenho e pintura na pedra. O tema era livre, utilizando a criatividade e tendo como base um material comum e ao mesmo tempo diferente, podendo servir como enfeite, peso para papéis, portas...
 Parabéns aos alunos que se empenharam na produção!!
Profª: Elaine Weis

Arte Indígena




A arte está presente nas aldeias indígenas, em tudo que fazem, ela sempre se manifesta - seja um simples arco, uma peça de vestuário caprichosamente pintada e tramada, danças, pintura corporal...

A produção artística das sociedades indígenas cumpre um objetivo sócio - cultural determinado, conforme a estrutura social de cada grupo. É a expressão dos códigos simbólicos produzidos e compartilhados por cada povo a partir de suas experiências e relações com a natureza, entre si e com o sagrado. Estes elementos mostram seu modo de viver, entender e perceber o mundo.

A cultura material indígena é produzida a partir de sua realidade. Isto envolve recursos naturais disponíveis, finalidade, tecnologia, concepções religiosas, estéticas e filosóficas. Esta junção de elementos acaba por influenciar nas tendências artísticas de cada grupo como: plumária, cestaria, cerâmica e ainda a pintura corporal. Cada peça produzida tem função específica , demonstrando que os índios associam arte e trabalho.

Os alunos da escola Odete realizaram os trabalhos exaltando e mostrando as artes de várias etnias. Professora: Elaine Weis 








quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia do índio

Dança do Bate-Pau foi a apresentação feita pelo Cacique Alessandro da Aldeia Água Branca  em comemoração ao Dia do Índio  na EE Odete Ignêz. Os alunos do ensino fundamental vespertino passaram a conhecer como é a dança, as vestes e a pintura corporal. Houve também a língua terena falada pelo Sr. Elias, ancião da tribo que já foi professor da língua materna em escolas local.