terça-feira, 26 de agosto de 2014

Aula demonstrativa experimental de Química

Durante a aula de quinta-feira, dia 07/08, no quarto tempo, foi realizado na turma 1ºAEM um experimento sobre ácido e cores através do extrato de repolho roxo. O suco do repolho roxo atua como um indicador natural de PH (ions H+ em meio aquoso). Em meio ácido torna-se vermelho/róseo e em meio básico é verde/amarelo. Os alunos trouxeram amostras de diferentes substâncias (vinagre, suco de limão, detergente, desinfetante, água sanitária e sabão em pó), em aula foram postas em teste com a finalidade de descobrir quais sustâncias possuíam caráter ácido ou básico.


terça-feira, 19 de agosto de 2014

“Agente Jovem”

Nesta data (30/07/2014), efetivamente, temos algo para externalizar para os quadrantes da nossa comunidade escolar.
Um projeto; um sonho; um objetivo; varias metas. Poderia ser assim conceituado o mais novo desafio lançado aos Professores e Alunos: “Agente Jovem”.
Foi neste espírito de ousadia que a equipe formada pela Direção, Coordenação e Professores estiveram convergindo sua ideias.
Considerado essencial para o êxito das ações do ProEMI/Jovem de Futuro, o Agente Jovem atua como protagonista do processo de mobilização da comunidade escolar. Contribui para a conquista de objetivos pactuados, como a melhoria da qualidade do ensino, dos índices de frequência e do clima coletivo, compartilhando desafios e metas estabelecidas no planejamento estratégico da instituição.

Neste primeiro encontro, os profissionais envolvidos conheceram a envergadura do projeto, gerando a expectativa para “trabalhar com questões como mobilização, comunicação, mapeamento, pesquisa e planejamento de ações”.

Além disso, ao mapear as diferentes possibilidades de aprendizagem na sua escola e na comunidade do entorno, eles passam a criar uma relação de pertencimento com o espaço e a se corresponsabilizar-se por ele, ao mesmo tempo em que fazem um paralelo com matérias que aprendem em sala de aula como História e Geografia.

Na mesma linha de pensamento, o manual do “Educador Agente Jovem” nos ensina que “a ideia é mostrar que, somente a partir do momento em que se descobre a real demanda da escola, é que se pode propor ações. Essas ações precisam ser resultado de uma necessidade e fazer sentido para quem a recebe.”        

Sendo assim, as primeiras atitudes acordadas foram: apresentar aos pais/responsáveis as habilidades e competências do “Agente Jovem” (06/08/2014); apresentar aos Agentes Jovens os desafios que eles aceitaram (08/08/2014) e gerir dados para identificar as lacunas que deveremos cobater.

Sabemos que tal desafio está no âmago do educador nato. Temos a certeza que todos estarão empenhados para que a excelência profissional venha como um atrativo para os nossos Agentes Jovens.


Prof. Nicson

sexta-feira, 1 de agosto de 2014