quinta-feira, 19 de maio de 2011

PROJETO DENGUE: EXTENSAO PALMEIRA

Projeto Dengue realizado no assentamento palmeira coordenado pelas profªs Dulcelina Barbosa de Oliveira e Elaine Claudia B. weis do Ensino Medio.

Foi feito uma reunião com todos os alunos à sombra de um pé de manga no pátio da escola, onde um dos alunos do 1º ano e também agente de saúde o Sr. Francisco Dias Maldonado, palestrou sobre a importância da prevenção, uma vez que na zona rural o foco da dengue é bem menor, devido à cadeia alimentar que ajudam no equilíbrio ambiental e ajudam a combater o mosquito transmissor da dengue. O Sr. Francisco falou também dos sintomas, e de ações simples que podem combater o mosquito e evitar a doença.





Após a palestra a turma foi dividida em grupos pra realizar as atividades do projeto.

Um grupo saiu para distribuir panfletos e colar cartazes na escola, no ônibus e na vizinhança próxima. Esse grupo, com a permissão do dono da casa, visitou quintais, conscientizado os moradores e verificando se havia foco do mosquito, uma das casas estava em condições propícias ao mosquito transmissor, latas com água, pneus e garrafas no quintal. A conscientização foi feita!

Outro grupo ficou desenhando cartazes, e criando slogans para acabar com a dengue; um terceiro grupo ficou encarregado de fazer a limpeza do pátio da escola e também das salas de aula. Os cartazes ficaram muito bem feitos e as frases bastante criativas. O pátio não ficou totalmente limpo, mesmo porque não houve tempo suficiente, e outro problema era; o que fazer com o lixo, pois no assentamento não tem coleta de lixo, a solução foi jogá-lo num buraco. Mas ainda há de se pensar em melhorar essa questão do lixo. Tai uma proposta para um próximo projeto do meio ambiente, uma compostagem , quem sabe?

Finalizando, trabalhar esse projeto foi muito gratificante, ver que todos os alunos participaram com empenho.

Professora Dulcelina Barbosa de Oliveira. ( História)

Professora Elaine Claudia Barbosa weis. ( Letras)

Nioaque,07 de abril de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário