Projeto Festa Junina
– temática Copa do Mundo de Futebol 2014
Objetivo
Mais
que um tema transversal que pode abarcar várias disciplinas escolares, a Copa
do Mundo de futebol aproxima o cotidiano que estará em todos os meios de
comunicação ao estudo teórico tantas vezes distante dos estudantes. Com a
proximidade do torneio, as discussões ganham as casas, os escritórios, e por
que não as escolas? E, se não existe
futebol sem chute, qual professor de biologia não ficaria honrado de poder
explicar os músculos em ação da perna do Neymar, os professores de geografia
vão finalmente poder aproximar as fronteiras longínquas e muitas vezes geladas
de tantos países ao ensolarado Brasil, até a temida matemática ficará muito
mais simpática aos olhares escolares se fizer o cálculo por exemplo da
probabilidade de o Brasil ser campeão. O cálculo do custo da construção de um
estádio de futebol ou arena, da renda que cada jogo proporcionará ajudará
nossos jovens a entender o tempo que será necessário para se pagar uma
construção desse porte. Por que também não se ensinar juros tomando por base o
salário astronômico dos jogadores de futebol em qualquer aplicação financeira?
As oportunidades de ensinar matemática a partir da Copa do Mundo são quase tão
infinitas como são os próprios números. Enfim, não há componente curricular que
não possa ganhar outro brilho com algo que é tão caro ao brasileiro como o
futebol, diversas atividades neste sentido
foram propostas pela coordenação pedagógica da escola e desenvolvidas
pelos docentes e discentes em sala de aula. Todas as turmas desde os anos
iniciais do ensino fundamental, até o ensino médio desenvolveram atividades em
suas aulas nas mais diversas disciplinas e proporcionaram momentos pedagógicos,
tais como, apresentações culturais e quadrilhas temáticas. Se somos contra ou a
favor da realização da Copa do Mundo em nosso país, é uma discussão que deveria
ter sido feita previamente com a participação da sociedade, agora sendo o
evento uma realidade, cabe principalmente a nós, educadores e educadoras,
explorar todos os aspectos possíveis de serem abordados em sala de aula e que
contribuirão com a formação integral dos nossos estudantes.
Jornal do Brasil
Artigo
da Professora Miriam
Bevilacqua publicado em 06 de junho de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário